Lojas online têm nova regulamentação em 2018

Empreendedores que possuem negócios online devem ficar atentos às mudanças realizadas no fim de 2017. O comércio eletrônico brasileiro ganhou nova regulamentação que servirá para simplificar e valorizar a comunicação com o cliente, além de facilitar o processo de compras e vendas. As novas regras para venda de produtos online já entraram em vigor e envolvem mudanças na divulgação de preços, detalhamento de informações do produto e opções de frete disponíveis. Além disso, também serão consideradas questões relacionadas à segurança e credibilidade da página.

O objetivo da mudança é oferecer informações mais específicas ao consumidor e melhorar a experiência de compra. Para os empreendedores garantirem que o negócio está dentro da nova regulamentação, é preciso tomar alguns cuidados, como a atenção redobrada com as informações sobre os produtos a serem fornecidos online. Quanto mais completa a descrição do item, melhor. Além disso, todo o conteúdo deve ser original. Estas medidas ajudarão no SEO da loja e darão margem para avaliações positivas na página, o que aumenta as chances de aparecer em buscas orgânicas.

Outro fator importante é o certificado de segurança. A loja com o selo transmite mais credibilidade ao consumidor, garantindo transações mais seguras.

No rodapé da página devem constar informações institucionais, como o CNPJ da empresa. Este é um dado muito importante para a emissão de nota fiscais, já que também é obrigatório que todas as entregas de vendas online feitas pelos Correios ou por transportadoras sejam realizadas com notas anexadas.

O telefone para contato e política de frete são mais alguns dados essenciais para uma loja online. Opções de envio de compras disponíveis, bem como valores e prazos de entrega evitam uma possível experiência desconfortável do cliente no site. Procedimentos de troca e devolução dos produtos adquiridos devem estar neste mesmo setor.

Para uma loja virtual ter sucesso, a ação criativa é fundamental. Promoções relâmpago, por exemplo, atraem consumidores e chamam a atenção para quem fica de olho nas novidades da empresa. Na hora da divulgação, a criatividade também é um ponto alto. A dica é aproveitar os recursos digitais para usar linguagem informal nas redes sociais, aproximando o diálogo entre loja e cliente.

Se você tem dúvidas e quer empreender no e-commerce, entre em contato com a central de atendimento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.