O ritmo de crescimento acelerou com uma expansão de 15,5% em relação ao ano anterior. Este fator reflete o aumento do empreendedorismo por necessidade e o lento processo de recuperação da economia brasileira.
Feira do Empreendedor promete novidades em 2018
20/02/2018: Feira do Empreendedor do Sebrae São Paulo terá espaços de modelos de negócios e muitas novidades. O evento é voltado para o empreendedorismo na prática, com diversos expositores e uma longa agenda de oficinas e palestras. Além disso, os consultores atenderão as dúvidas de micro e pequenos empresários sobre marketing, finanças, tendências e inovação.
Número de MPEs inadimplentes bate recorde em 2017
19/02/2018
Quase cinco milhões de micro e pequenas empresas no Brasil estão inadimplentes. A pesquisa feita pelo Serasa Experian indica que este é o maior registro de negativadas apurado desde março de 2016, quando o levantamento passou a ser feito pela empresa.
Desenvolve SP viabiliza negócios inovadores em São Paulo
Obter crédito é uma das principais dificuldades de empresas paulistas na hora de investir. É o que revela a pesquisa da Desenvolve SP. Segundo o estudo , feito com pequenos e médios empreendedores de todo o Estado, pegar dinheiro emprestado é um entrave para 24% dos entrevistados.
Lojas físicas querem se tornar ponto de encontro de consumidores
Lojas físicas reinventam para atrair clientes em meio ao crescimento do comércio eletrônico. Com o domínio das tecnologias no nosso dia a dia, as vendas on-line também viraram a opção preferida de milhões de consumidores no mundo inteiro. A praticidade de um clique no computador substitui o tradicional passeio pelas lojas, o que preocupa os empresários que tentam manter o negócio atualizado e cada vez mais interessante.
Startups de empréstimo coletivo dão chance aos pequenos negócios
A ideia é conectar empresários e negócios digitais que precisam de crédito com potenciais investidores. É a chamada peer-to-peer – ou P2P – lending, em que o tomador do crédito tem taxas de juros e burocracia menores do que as tradicionais, já consolidadas no mercado. Do outro lado, está o investidor, que ganha retornos mais altos com a plataforma.
Estudo aponta crescimento positivo em franquias brasileiras
Estudo da Associação Brasileira de Franchising, a ABF, revela que a receita vinda de franquias brasileiras cresceu consideravelmente no último ano. O aumento registrado no ano passado foi de 8%, saltando de pouco mais de 151 bilhões para 163 bilhões de reais. O estudo foi feito em parceria com a Confederação Nacional de Serviços, a CNS. Dentre os setores que ganharam mais destaque estão o da alimentação, com 34% e o de Serviços Educacionais, com 18%. Também estão na tabela os segmentos de saúde, beleza e bem-estar.
Crédito para pequenos negócios tende a crescer em 2018
O número de micro e pequenas empresas que contam com crédito para evoluir nos negócios tende a crescer ainda mais neste ano. Pegar dinheiro emprestado pode ser uma boa oportunidade para investir no capital de giro e no crescimento da empresa, mas o empreendedor deve estar atento às vantagens e desvantagens.
Feira do Empreendedor 2018 tem inscrições abertas para visitantes
Já estão abertas as inscrições para a Feira do Empreendedor 2018. Neste ano, o evento acontece de 7 a 10 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo. Serão esperados cerca de 140 mil visitantes durante os quatro dias de evento. Entre os expositores, serão reservados 425 estandes para micro e pequenas empresas.
Lojas online têm nova regulamentação em 2018
Empreendedores que possuem negócios online devem ficar atentos às mudanças realizadas no fim de 2017. O comércio eletrônico brasileiro ganhou nova regulamentação que servirá para simplificar e valorizar a comunicação com o cliente, além de facilitar o processo de compras e vendas. As novas regras para venda de produtos online já entraram em vigor e envolvem mudanças na divulgação de preços, detalhamento de informações do produto e opções de frete disponíveis. Além disso, também serão consideradas questões relacionadas à segurança e credibilidade da página.
O objetivo da mudança é oferecer informações mais específicas ao consumidor e melhorar a experiência de compra. Para os empreendedores garantirem que o negócio está dentro da nova regulamentação, é preciso tomar alguns cuidados, como a atenção redobrada com as informações sobre os produtos a serem fornecidos online. Quanto mais completa a descrição do item, melhor. Além disso, todo o conteúdo deve ser original. Estas medidas ajudarão no SEO da loja e darão margem para avaliações positivas na página, o que aumenta as chances de aparecer em buscas orgânicas.
Outro fator importante é o certificado de segurança. A loja com o selo transmite mais credibilidade ao consumidor, garantindo transações mais seguras.
No rodapé da página devem constar informações institucionais, como o CNPJ da empresa. Este é um dado muito importante para a emissão de nota fiscais, já que também é obrigatório que todas as entregas de vendas online feitas pelos Correios ou por transportadoras sejam realizadas com notas anexadas.
O telefone para contato e política de frete são mais alguns dados essenciais para uma loja online. Opções de envio de compras disponíveis, bem como valores e prazos de entrega evitam uma possível experiência desconfortável do cliente no site. Procedimentos de troca e devolução dos produtos adquiridos devem estar neste mesmo setor.
Para uma loja virtual ter sucesso, a ação criativa é fundamental. Promoções relâmpago, por exemplo, atraem consumidores e chamam a atenção para quem fica de olho nas novidades da empresa. Na hora da divulgação, a criatividade também é um ponto alto. A dica é aproveitar os recursos digitais para usar linguagem informal nas redes sociais, aproximando o diálogo entre loja e cliente.
Se você tem dúvidas e quer empreender no e-commerce, entre em contato com a central de atendimento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.