Feira do Empreendedor promete novidades em 2018

20/02/2018: Feira do Empreendedor do Sebrae São Paulo terá espaços de modelos de negócios e muitas novidades. O evento é voltado para o empreendedorismo na prática, com diversos expositores e uma longa agenda de oficinas e palestras. Além disso, os consultores atenderão as dúvidas de micro e pequenos empresários sobre marketing, finanças, tendências e inovação.

Lojas físicas querem se tornar ponto de encontro de consumidores

Lojas físicas reinventam para atrair clientes em meio ao crescimento do comércio eletrônico. Com o domínio das tecnologias no nosso dia a dia, as vendas on-line também viraram a opção preferida de milhões de consumidores no mundo inteiro. A praticidade de um clique no computador substitui o tradicional passeio pelas lojas, o que preocupa os empresários que tentam manter o negócio atualizado e cada vez mais interessante.

Startups de empréstimo coletivo dão chance aos pequenos negócios

A ideia é conectar empresários e negócios digitais que precisam de crédito com potenciais investidores. É a chamada peer-to-peer – ou P2P – lending, em que o tomador do crédito tem taxas de juros e burocracia menores do que as tradicionais, já consolidadas no mercado. Do outro lado, está o investidor, que ganha retornos mais altos com a plataforma.

Estudo aponta crescimento positivo em franquias brasileiras

Estudo da Associação Brasileira de Franchising, a ABF, revela que a receita vinda de franquias brasileiras cresceu consideravelmente no último ano. O aumento registrado no ano passado foi de 8%, saltando de pouco mais de 151 bilhões para 163 bilhões de reais. O estudo foi feito em parceria com a Confederação Nacional de Serviços, a CNS. Dentre os setores que ganharam mais destaque estão o da alimentação, com 34% e o de Serviços Educacionais, com 18%. Também estão na tabela os segmentos de saúde, beleza e bem-estar.

Lojas online têm nova regulamentação em 2018

Empreendedores que possuem negócios online devem ficar atentos às mudanças realizadas no fim de 2017. O comércio eletrônico brasileiro ganhou nova regulamentação que servirá para simplificar e valorizar a comunicação com o cliente, além de facilitar o processo de compras e vendas. As novas regras para venda de produtos online já entraram em vigor e envolvem mudanças na divulgação de preços, detalhamento de informações do produto e opções de frete disponíveis. Além disso, também serão consideradas questões relacionadas à segurança e credibilidade da página.

O objetivo da mudança é oferecer informações mais específicas ao consumidor e melhorar a experiência de compra. Para os empreendedores garantirem que o negócio está dentro da nova regulamentação, é preciso tomar alguns cuidados, como a atenção redobrada com as informações sobre os produtos a serem fornecidos online. Quanto mais completa a descrição do item, melhor. Além disso, todo o conteúdo deve ser original. Estas medidas ajudarão no SEO da loja e darão margem para avaliações positivas na página, o que aumenta as chances de aparecer em buscas orgânicas.

Outro fator importante é o certificado de segurança. A loja com o selo transmite mais credibilidade ao consumidor, garantindo transações mais seguras.

No rodapé da página devem constar informações institucionais, como o CNPJ da empresa. Este é um dado muito importante para a emissão de nota fiscais, já que também é obrigatório que todas as entregas de vendas online feitas pelos Correios ou por transportadoras sejam realizadas com notas anexadas.

O telefone para contato e política de frete são mais alguns dados essenciais para uma loja online. Opções de envio de compras disponíveis, bem como valores e prazos de entrega evitam uma possível experiência desconfortável do cliente no site. Procedimentos de troca e devolução dos produtos adquiridos devem estar neste mesmo setor.

Para uma loja virtual ter sucesso, a ação criativa é fundamental. Promoções relâmpago, por exemplo, atraem consumidores e chamam a atenção para quem fica de olho nas novidades da empresa. Na hora da divulgação, a criatividade também é um ponto alto. A dica é aproveitar os recursos digitais para usar linguagem informal nas redes sociais, aproximando o diálogo entre loja e cliente.

Se você tem dúvidas e quer empreender no e-commerce, entre em contato com a central de atendimento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.