MPEs buscam menos crédito pelo quarto ano seguido

19/02/2019: Micro e pequenas empresas buscaram menos crédito pelo quarto ano seguido em 2018. O recuo foi de quase 4% na comparação com o ano anterior, de acordo com pesquisa feita pelo Serasa Experian. Os resultados mostram que a redução ocorre, principalmente, pela diminuição da confiança do empresário para investir no negócio. Porém, em períodos de crise econômica, os bancos ficam mais seletivos para liberar financiamentos.

Inteligência Artificial deve fazer ainda mais parte das MPEs em breve

18/02/2019: Inteligência Artificial deve fazer ainda mais parte das Micro e Pequenas Empresas em breve. A afirmação veio do presidente executivo da Microsoft, Satya Nadella, que em visita recente ao Brasil falou sobre a facilidade das novas tecnologias nos negócios. De acordo com o consultor do Sebrae São Paulo Fabio Zoppi Barrionuevo, a ideia da inteligência artificial é fazer com que o usuário interaja com a máquina para facilitar serviços e prever novos padrões.

Sebrae-SP conta história de empresária que largou carreira de sucesso para empreender em padaria

15/02/2019: Será que um trabalho estável traz satisfação profissional? Quantas pessoas você conhece que tem um bom emprego, mas não estão felizes? A Carolina Mira era uma delas. Formada em Administração de Empresas, tinha cargo, salário e status numa multinacional americana do setor automotivo há 10 anos, mas largou tudo para apostar no sonho de empreender.

Pequenas empresas correm mais riscos de ataque de hackers

14/02/2019: Pequenas empresas são as que mais correm riscos de ataque de hackers. A explicação mais comum é que esse tipo de negócio não dá a devida importância à segurança dos sistemas por não se verem como vítimas potenciais. Mas é exatamente aí que mora o perigo para o empreendedor: os especialistas em invasões digitais podem mapear quem está vulnerável e atacar da forma mais simples possível.

Inbound Commerce ajuda empresas a mapearem novos clientes

13/02/2019: O Inbound Commerce, ou Inbound Marketing, é uma estratégia digital que ajuda muito as empresas a conquistarem e mapearem novos clientes. Em outras palavras, a empresa aposta em compartilhamento de conteúdos e informações que sejam relevantes a um determinado público-alvo. A intenção é ganhar a atenção de potenciais consumidores e transformá-los em pessoas engajadas que divulgam a marca de forma espontânea.

Programa Conte sua História do Sebrae-SP mostra sucesso de franquia de marca de lingeries

08/02/2019: Nunca é tarde para se aventurar em um novo negócio. A Cidinha Damasceno é um bom exemplo para contar história. Ela mora em Votuporanga, no interior de São Paulo, e trabalhava como arquiteta. Quando menos esperava, recebeu a ligação do supervisor da marca de lingerie Duzani, original de Minas Gerais, e foi convidada a ser distribuidora dos produtos na cidade onde mora.

Papelarias: como sobreviver depois do período de volta às aulas?

08/02/2019: Como se manter no mercado após a passagem dos picos de vendas? A época de volta às aulas por exemplo, entre dezembro e fevereiro, é um período de ouro para os donos de papelaria. Aproveitar as datas especiais como oportunidade de vendas é excelente. Mas depois disso, é necessário ter um plano B para continuar no azul. O segredo está no planejamento, na criatividade e atenção no atendimento aos clientes.